Limitações da TV Digital Brasileira PDF Imprimir E-mail

Apesar da exaltação da TV Digital por parte das emissoras, do governo e dos empresários do ramo por motivos óbvios, há mais especulações do que fatos concretos no sistema digital brasileiro.Isso pode ser confirmado pela limitação de três características constantemente enaltecidas da TV Digital: a interatividade, a alta qualidade da imagem e o conteúdo ilimitável.

 
Interatividade

A interatividade, praticamente, não está presente na TV Digital Brasileira. Mas será que nos países onde a TV Digital já existe há mais de uma década essa interatividade está presente? Não! Mesmo nos países onde essa tecnologia já está bem mais desenvolvida, a interatividade na TV Digital é muito restrita, limitando-se, muitas vezes, ao acesso de serviços bancários, o que a internet já nos proporciona há tempos.

O maior problema na interatividade é a necessidade da existência de um canal de retorno, ou seja, um canal que leve a transmissão das informações do usuário para a emissora. Para que isso aconteça é necessário o uso de um aparelho pelo telespectador e de um meio físico para essa transmissão, aumentando o custo dessa tecnologia. Essa é uma grande barreira para a interatividade na TV Digital, principalmente, para as classes mais pobres, que não teriam como comprar o produto.

  

 

Qualidade da imagem

A tão anunciada melhoria de qualidade de imagem da TV Digital deve ser a característica mais exaltada pela propaganda desse sistema. A TV Digital traria o fim dos ruídos e dos chuviscos na televisão, além de uma imagem de qualidade perfeita.

O principal meio para que a tão aclamada qualidade de imagem seja alcançada, porém, não é somente a transmissão digital, mas o aparelho televisor e o conversor. Dessa forma, o consumidor teria que comprar um aparelho de transição do analógico para o digital e os televisores de Plasma e LCD para garantir a prometida imagem. Sem esses aparelhos, que ainda estão a preços altos no mercado, a qualidade da imagem se encontra limitada.

Conteúdo ilimitável

As técnicas de compressão de imagens utilizadas pela TV Digital proporcionam uma maior transmissão de informação. Dessa forma, as emissoras poderiam disponibilizar uma série de canais para o consumidor, mas, sob a justificativa de uma melhor qualidade de som e imagem, elas optaram por transmitir apenas em alta definição.

Esse foi um dos motivos que levou o Brasil a adotar o modelo japonês, que prioriza a alta definição, no lugar do europeu, que prioriza a diversidade de canais. Essa escolha pode ser justificada pela indústria publicitária, principal fonte de renda das emissoras brasileiras. Pois, uma vez criados vários canais, a audiência se dispersaria, juntamente com a verba publicitária. Por conta desse e de outros motivos, gerou-se uma limitação em relação à pluralidade, democracia e diversidade de conteúdo.

 

 

 

 

Raíssa Camara

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Saiba mais:

Descobrindo a TV digital

Para aparecer na TV, você tem que estar embonecada, certo? Errado.
 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

blog

 

@impressoes_ufc facebook

Newsletter