TV Digital PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor
TV Digital

Qualidade de imagem, interatividade, conteúdo ilimitado. Entenda porque os sinais analógicos estão sendo substituídos pelos digitais

Em dezembro de 2007, a emissora de televisão SBT transmitia de São Paulo as primeiras imagens em sinal digital no País. Com a promessa de melhorar significativamente a qualidade das imagens, permitir maior interatividade e possibilitar variedade ilimitável de conteúdo, em menos de quatro anos, o sistema digital de transmissão de dados foi aderido por várias outras emissoras chegando, atualmente, a 46 cidades em 20 estados com emissoras utilizando o sistema digital.

A tão falada TV digital ainda desperta dúvidas e expectativas em boa parte da população brasileira. Nesta edição você poderá conhecer melhor o sistema de transmissão digital que vem sendo implantado no Brasil, o SBTVD, e entender o porquê desse sistema, que tem como base o sistema japonês de transmissão digital, ser considerado o mais adequado para o país, segundo avaliação do Comitê do Sistema Brasileiro de TV Digital.

A qualidade da imagem no sistema digital tem sido carro chefe da expansão desse sistema na transmissão televisiva no Brasil. Conseqüentemente, vem crescendo a preocupação com os cenários, figurinos e maquiagem, cada vez mais detalhistas e minuciosos. A estudante de jornalismo, Isabel Filgueiras, escreve um pouco sobre a relação entre aparência e credibilidade no telejornalismo mundo afora.

No entanto, além da qualidade da imagem, que mudanças vem sendo percebidas desde a implantação do sistema na maioria das emissoras de TV brasileiras? Essa qualidade chega aos televisores da maioria da população do país? A tão falada interatividade e o conteúdo ilimitável, onde estão? Tais reflexões, essenciais para uma visão ampla e crítica das possibilidades deste avanço tecnológico, são feitas na matéria Limitações da TV digital no Brasil.

Ainda nesta edição, entenda cronologicamente os avanços na implantação da TV Digital no Brasil e saiba como a TV Ceará se preparou para aderir ao SBTVD tornando-se o primeiro canal público brasileiro a entrar no sistema digital.

Boa leitura!