Descobrindo a TV digital PDF Imprimir E-mail

A TV Digital transmite dados através da tecnologia digital, substituindo os sinais analógicos. Enquanto o sistema analógico transmite vídeo e som, o sistema digital transmite vídeo, som e dados de forma binária, aumentando a quantidade de informação transmitida por uma mesma frequência.

Dessa forma, uma das maiores vantagens da TV Digital é a qualidade da imagem. Mas esse não é o único benefício: a TV Digital permite, com ótima qualidade, a recepção em movimento, ou seja, o telespectador pode assistir à TV em aparelhos portáteis como palmtops, celulares e mini-televisores.

A TV Digital no Brasil

O Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) é baseado no sistema japonês Integrated Services Digital Broadcasting (ISDB-T) e utiliza os padrões de compressão digital de áudio e vídeo introduzidos pelo Brasil. É através dessa tecnologia específica brasileira que se alcançou, ao mesmo tempo, a transmissão em alta qualidade e a transmissão portátil dos sinais de TV Digital.

Outro diferencial da TV Digital do Brasil é a interatividade, mas esta ainda está em desenvolvimento. As possibilidades de interatividade são várias: os telespectadores poderão responder a testes, obter informações sobre programas, comprar produtos e realizar operações bancárias, tudo isso, através do controle remoto.

História da TV Digital no Brasil

Em 1999, a Anatel iniciou o processo de avaliação técnica e econômica quanto ao padrão de transmissão digital a ser aplicado no Brasil. Em 2003, foi fundado o Comitê do SBTVD, que se responsabilizou pela escolha do padrão que seria adotado pelo país. A partir de então, os estudos do sistema de televisão digital foram conduzidos pelas universidades e pelas emissoras de TV.

Os estudos indicaram que o melhor sistema para o Brasil seria o ISDB-T, desenvolvido pelo Japão, uma vez que ele tem capacidade de ser transmitido em terminais fixos e móveis. Dessa forma, em 2006, foi anunciada pelo governo brasileiro a escolha do ISDB-T como base para o desenvolvimento do SBTVD.

Várias atualizações foram acrescentadas ao modelo japonês por pesquisadores brasileiros, como a adoção de padrões de compressão digital de áudio e vídeo mais modernos e eficientes do que os atuais sistemas de TV digital em funcionamento no mundo.

Foi através dessas adaptações, que o sistema brasileiro conseguiu alcançar tanto a alta qualidade quanto a recepção móvel e portátil dos sinais de TV Digital. Tudo isso é oferecido de forma gratuita para o consumidor, pois o SBTVD é um sistema de televisão digital aberto e gratuito.

Conheça o primeiro programa gravado em HD no Ceará:

Texto: Nayana Siebra e Roberta Tavares

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Vídeo: Ranniery Melo

Saiba mais: