Os formatos de auditório permanecem PDF Imprimir E-mail

A presença de programas de auditório na Televisão Cearense hoje está consolidada. Atrações desse tipo aparecem com destaque em várias emissoras. Na TV Diário, por exemplo, são sete programas que utilizam plateia, em horários e dias variados da semana.

Programas como Ênio Carlos e João Inácio Show são feitos ao vivo. Outros, como o Clube do Brega, também da TV Diário, mantém o formato de programa gravado. A TV Cidade, por sua vez, conta com o Programa Jurandir Mitoso e o Show do Pepiteiro na TV, apresentado pelo radialista Guido Albuquerque.

Para montar o programa, o apresentador Guido, ao lado da produção e da direção, faz reunião de pauta, normalmente, às segundas-feiras. Nela, as atrações – geralmente bandas de forró - são decididas, e o programa é montado. As gravações acontecem às quartas-feiras, sempre em clubes, praias ou boates.

A TV Cidade aposta em programas de auditório, como o Show do Pepiteiro na TV.

O Show do Pepiteiro na TV vai ar todos os domingos às dez horas da manhã. É uma produção independente que conta com atrações musicais como componente fundamental.

Guido Albuquerque é locutor da Tropical FM há treze anos. Apresenta diariamente programa na emissora, de nove da manhã ao meio-dia. Na TV, Guido é apresentador há quatro anos.

Guido Albuquerque é locutor na Tropical FM e apresentador de TV

Confira, em vídeo, a entrevista com Guido, o idealizador do Show do Pepiteiro na TV. Ele fala sobre a transição do rádio para a televisão, a importância da plateia em um programa de auditório e o processo de escolha das atrações musicais.

Outra atração que utiliza a plateia como carro-chefe é o Programa Ênio Carlos. Indo ao ar todos os domingos, ao vivo, das 17 às 20 horas, busca uma mescla entre curiosidades, novidades do mundo artístico e coberturas de shows. Além disso, o programa aposta em atrações artísticas e humorísticas, levando ao estúdio bandas de forró e pagode, em especial.

A plateia compõe o programa com aplausos, vaias, gritos e palmas. Interage com o apresentador e com os demais artistas convidados ao estúdio. Dá o tom do programa. O auditório da TV Diário comporta cem pessoas. Para o Programa Ênio Carlos, a plateia é geralmente formada por caravanas criadas por líderes comunitários, além da participação daqueles que se inscrevem para participar da atração.

Há também a possibilidade da participação de fã-clubes. "Quando a atração é conhecida nacionalmente, optamos pelos fã-clubes mesmo, as bandas se sentem melhor. Como se fossem melhor recebidas", afirma Rodrigo Caravajal, produtor do Programa Ênio Carlos.

Veja aqui como é a experiência de participar da plateia do Programa Ênio Carlos.

Irapuan Lima: o Chacrinha Cearense
Programas de auditório cearenses